quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Linux no Desktop?


Linux é um "open source" do sistema operacional originalmente desenvolvido por um engenheiro da Finlândia, chamado Linus Torvalds. Linux foi lançado sob uma versão inicial da "Licença Pública Geral" GNU, ou GPL, pelo qual qualquer usuário que queria trabalhar com o Linux estava livre para fazê-lo. Embora tenha evoluído consideravelmente ao longo dos anos, ele ainda tem a eclipsar a popularidade do operacional Microsoft Windows sistema para o consumidor e empresa de pequeno porte de nível, que é dominado por "desktop" as vendas de computadores.

Sun, IBM e HP todos têm produzido servidores que utilizam Linux - e é no servidor - ambiente de banco de dados que o Linux tem prosperado desde a sua criação. As duas principais empresas de software que produziram versões sucessivas do software Linux são Novell e Red Hat, sendo que ambos têm tomado uma fonte aberta (gratuita) do sistema operacional e equipado com uma variedade de pacotes de software sob medida para vários requisitos, a fim de criar produtos proprietários.

Enquanto sistemas baseados em Linux conduzir alguns telefones celulares e pode ser encontrado em PCs comuns, a competição preliminar entre Red Hat e Novell foi no "espaço da empresa," esse segmento do universo de software que se concentra em ligar os usuários de negócios a bancos de dados. Agora, a Red Hat anunciou a sua intenção de mudar-se para o "negócio desktop" mercado com uma nova série de adaptações. De acordo com a Red Hat, "Esta será uma oferta mais abrangente que terá como alvo os mercados como o de pequenas empresas e médias empresas [PME] setor e dos mercados emergentes. Parte desta estratégia é fazer com que o ambiente de trabalho mais para as massas do que o nosso cliente existente está recebendo hoje. "

Na guerra de comunicados de imprensa, a Novell afirma ter feito esses passos já, e que o que a Red Hat está definindo como funcionalidade de desktop é realmente uma expansão de funções de negócios - que a Novell afirma ter conseguido já. E, de fato, um porta-voz para as notas da Red Hat que a empresa "não tem planos para ir vender esta oferta na Best Buy ... [para] ... o mercado de consumo de massa. Clientes serão capazes de fazer o download e obter uma Red assinatura Hat Network na Web para ele, que é o que sentimos é a onda de distribuição do futuro de qualquer maneira ... "

Então como é que os usuários domésticos que se aventurar no mundo Linux se sente sobre isso? Muitos deles que têm blog sobre isso sinto que é o maior sistema operacional lá fora, mas não está pronto para o consumo em massa simplesmente porque muitos elementos de software auxiliares e apêndices de computador não são adaptados para isso. Um auto-descreveu "geek" que usa Linux, Windows Vista e XP encontra o Linux como um sistema operacional grande para o uso do navegador, mas uma tarefa simples como ligar uma impressora a um PC Linux orientado pode ser um verdadeiro desafio.

Ele acrescenta: "Se você está acostumado a assistir DVDs, Windows Media ou QuickTime arquivos em seu computador, então você está em um desafio. Maioria das distribuições Linux (pelo menos as mais importantes de qualquer maneira) não incluem essa funcionalidade por padrão porque os codecs (software que exibe os vários formatos de vídeo codificados de arquivos como o Windows Media) não são livres. Em muitos casos, eles são absolutamente ilegal. A mesma situação ocorre com MP3, sem dúvida o mais popular formato de áudio (nomeadamente áudio-lhe rasgar a partir de sua coleção de CDs). "

É um ótimo sistema operacional, mas plug-and-play para computadores domésticos ainda não está lá. E nem Red Hat Novell nem tem qualquer intenção de invadir a casa do consumidor "espaço". Por enquanto, eles estão de conteúdo para batalhar na expansão dos seus negócios baseados em produtos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário